Smartphones ocupam lugar do GPS nos carros
Novas tecnologias que permitem que celulares sejam usados como GPS avançaram ainda mais na quinta-feira (7), o que pressiona as fabricantes de aparelhos de navegação embutidos.
O grupo do setor automobilístico alemão Consumer Electronics for Automotive (CE4A) apresentou um novo padrão para a tecnologia, que vem ganhando força com incentivo da Nokia, maior fabricante de celulares do mundo.
A indústria de aparelhos de navegação, liderada pelas europeias TomTom e Garmin, levou um duro golpe da concorrência de smartphones com GPS.
Quando este novo padrão for incluído em automóveis – algo que deve acontecer a partir do ano que vem –, ele permitirá que consumidores simplesmente conectem seus smartphones ao carro, sem que tenham maiores problemas para configurar seus aparelhos de navegação, além de terem acesso a outras funções de seus celulares através de uma tela embutida no veículo.
O uso amplo da tecnologia ainda deve levar um tempo, segundo analistas e executivos do setor.
"O impacto imediato disso será limitado, mas se o consumidor tiver uma experiência positiva com o uso do celular para navegação no carro, isso elimina a necessidade de um aparelho separado", disse o analista Tim Shepherd, da Canalys.
A Navteq, maior empresa de mapeamento digital do mundo, afirmou que vê um grande interesse pela tecnologia na indústria.