Ponte que aproximará Sergipe da linha verde baiana está avançando

26-10-2010 18:31

 

        Estão a todo vapor e dentro do cronograma estabelecido os trabalhos de construção da Ponte Gilberto Amado entre os municípios de Estância e Indiaroba, no litoral sul de Sergipe. Das 160 estacas previstas, 139 já foram cravadas. Das 21 restantes, 17 são em água e quatro em terra no povoado Porto do Cavalo. Outro dado que comprova o avanço, é que noventa por cento das vigas pré-moldadas estão prontas, perfazendo um total de 54% da obra já realizada.

Nessa quinta-feira, 21, o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Valmor Barbosa, juntamente com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antônio Vasconcelos, visitou o canteiro de obras. Para Valmor, a Ponte Gilberto Amado trará muitos benefícios não somente para a população local, mas para todo o estado, através do incentivo ao turismo e a facilidade de se locomover por todo o estado.

"A obra é muito extensa: são mais de 1.700 metros e já estamos finalizando as estacas do lado do Porto do Cavalo. É uma obra de grande porte, e quem passa por aqui já consegue visualizar a estrutura da ponte. Da lâmina d'água do rio Piauí até o apoio central, onde serão colocadas as lajes pré-moldadas, são aproximadamente 25 metros", destacou Barbosa.

Para desenvolver melhor a região, estão sendo realizados diversos serviços no entorno, principalmente nos povoados Porto do Cavalo, em Estância e no de Terra Caída, em Indiaroba. Mais de R$ 6 milhões estão sendo investidos em obras como terraplanagem e um novo acesso ao atracadouro que irá permanecer no local para o transporte via balsas.

A Ponte Gilberto Amado encurtará o caminho e o tempo de viagem entre Salvador e Aracaju, fortalecendo o turismo e atraindo dividendos para o Estado de Sergipe. A obra terá 1,7 km de extensão, duas pistas de rolamento, acostamento de 1,5 metros de cada lado, corrimão, divisor de vias, totalizando 14,2 metros de largura. Através de obras como essa que o Estado de Sergipe se desenvolve como um todo, oferecendo melhorias na área de transportes, turismo, infraestrutura das cidades e até no aumento do número de empregos na construção civil.

Fonte: Da ASN