Ex-presidente da Assembleia assume cadeira no Tribunal de Contas

04-11-2010 21:56

 Numa solenidade presenciada por quase todas as autoridades de Sergipe e pela maioria dos deputados estaduais, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o ex-deputado estadual Ulices Andrade, foi empossado na manhã desta quinta-feira, 4, no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A posse ocorreu no auditório do órgão, no Centro Administrativo de Aracaju.

Eleito por unanimidade para integrar a Corte de Contas, em vaga surgida com a aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel Carvalho Dantas, Ulices Andrade foi saudado, na solenidade, pelo conselheiro Clóvis Barbosa de Melo. Antes, o novo membro do tribunal prestou juramento perante o presidente do TCE, conselheiro Reinaldo Moura Ferreira.

De acordo com Reinaldo Moura, Ulices tem mais de duas décadas dedicadas à coisa pública e vasta experiência em cargos que exigem bom desempenho de quem os ocupa. Foi com esse currículo que Ulices Andrade se lançou candidato à vaga e conquistou o posto com o apoio até da bancada de oposição na Assembleia Legislativa. A posse do novo conselheiro, completou Moura, "é um momento que representa e dignifica a democracia do país".

Reinaldo disse ainda que Ulices Andrade atendia a todos os requesitos constitucionais para assumir o cargo como conselheiro. "Possui experiência política, administrativa e passou pela Assembléia ocupando a presidência por duas vezes e participando das comissões mais importantes da Casa", discursou.

O presidente do TCE declarou que o novo conselheiro tem uma formação parecida com a sua. Ulices traz na bagagem cinco mandatos e duas passagens pela presidência da Assembleia. Reinaldo Moura foi eleito seis vezes para o Poder Legislativo e também comandou a presidência da Casa. Segundo o presidente, a presença da oposição na posse mostrava bem o perfil do empossado. "Quem exerce a liderança de governo tem que ser um deputado estudioso, conhece bem o Estado, é um pesquisador", disse.

Para o governador Marcelo Déda, a chegada de Ulices ao TCE enfatiza a relação do mais novo empossado com sua prestação de serviços à sociedade. "A escolha traduz o consenso e unanimidade do poder legislativo. Ulices Andrade tem experiência parlamentar e na administração pública; ele reúne condições fundamentais como sua capacidade técnica e, assim, Ulices é um perfil que vai enriquecer ainda mais o Tribunal de Contas".

Ulices Andrade afirmou, na posse, que estava numa nova e importante etapa de sua vida. "O passado é história, o futuro é um mistério e o presente, uma dádiva, por isso que é presente. Essa nova fase representa a forma de contribuir com o poder público e reafirma os compromissos. Evidencio que é uma honra a possibilidade de, a partir de agora, fazer parte desta Corte de Contas - que tem papel fundamental em nortear os princípios constitucionais que evidenciam a transparência e razoabilidade da prestação de contas do Estado".

O novo conselheiro disse que estava ali para cumprir o papel constitucional que lhe cabia: fiscalizar a aplicação de recursos públicos e alertar gestores que não se portam de forma regular. Ulices lembrou que na função de parlamentar sempre teve lado, mas que agora estava imbuído da tarefa de ser fiscal ao lado de homens mestres e sábios. "Como conselheiro não me é dado o poder de ter um lado. A minha posse aqui não é questão de honra pessoal, é algo de muita importância", finalizou.

Fonte: Agência Alese