Déda recebe lista tríplice dos indicados a Procurador Geral do MPE

26-10-2010 18:33

         

        Entregue pela atual titular do cargo, Maria Cristina Foz Mendonça, a relação integra três promotores de Justiça, selecionados por meio de uma eleição que envolveu seis concorrentes.

Governador recebe a Lista Tríplice
Em reunião realizada no Palácio dos Despachos nesta segunda-feira, 25, o governador Marcelo Déda recebeu a lista tríplice que discrimina os indicados ao cargo de Procurador Geral do Ministério Público Estadual (MPE). Entregue pela atual titular do cargo, Maria Cristina Foz Mendonça, a relação integra os promotores de Justiça Orlando Rochadel, Elias Pinho e Dejaniro Jonas, selecionados por meio de uma eleição que envolveu seis concorrentes. O governador deverá manifestar sua decisão dentro de um prazo de 15 dias.

Na ocasião, Marcelo Déda frisou o valor de todos os participantes do pleito. "Os votos expressam a confiança da classe, o respeito dos colegas. Isso não só àqueles que integram a lista tríplice como também a todos que participaram do processo eleitoral, que apresentaram propostas sobre a condução do órgão, que contribuíram para que o debate se realizasse e a classe pudesse cooperar com sua escolha".

Déda também destacou sua satisfação em ver a lista tríplice como consequência direta da Lei Complementar 182, legislação sancionada pelo próprio governador em março deste ano que versa sobre uma das mais antigas reivindicações dentro do Ministério Público: a participação de promotores de Justiça no pleito ao mais alto cargo do órgão.

"Quero expressar minha felicidade de estar à frente do governo estadual em um momento em que o Ministério Público se integra por completo. Um momento em que todos os seus integrantes estão habilitados a aspirar a condução da instituição. A iniciativa partiu do próprio MPE, a assembleia acolheu a alteração proposta e ao governador coube apenas sancionar aquilo que era desejo do órgão. Hoje, vejo a consequência daquela sanção, que exerci com responsabilidade de governador e felicidade de militante. O mérito, entretanto, é da própria categoria, da própria instituição", disse.

O governador também ressaltou o alto gabarito dos três profissionais selecionados e a dificuldade que marcará seu processo de escolha. "Quando há um desnivelamento muito explícito, a escolha é por vezes fácil. Mas temos aqui três profissionais reconhecidos pela qualidade, pelo conhecimento jurídico, pela responsabilidade, pela capacidade de interlocução com a sociedade e pela representatividade com a categoria. Será uma escolha difícil. Encontrarei o critério o mais objetivo possível para chegar a uma decisão", frisou. 
Fonte: Da ASN